26/05/2015

Por que criar uma rotina para o bebê?

26/05/2015
 #Oiiiiamores

Desde sempre eu achava bonito quando ia visitar alguém e as 20:00 as crianças já estavam na cama, ou 12:00 já estavam almoçando, aquele clima organizado sempre me chamou atenção e me despertou admiração. Mas não é fácil... Quando a Nic era pequenininha era muito mas fácil, mas depois de 1 aninho não consigo manter a rotina, antes apagar a luz e deitar com ela era tão simples, ela dormia em 5 segundos... mas agora quem disse? pula em cima da cama, se pendura na cabeceira, grita, berra, chora e diz que não quer dormir.
Mas eu estou trabalhando nisso e vai dar certo...


Quando o bebê tem hora para dormir, comer e brincar, a vida de seus pais -- e também a dele -- fica muito mais fácil. Mas por onde começar?
Para fazer o bebê entrar em um horário, o mais importante é a rotina noturna, dizem os especialistas. Quando o bebê tem um horário para dormir sempre igual, ele entra naturalmente na rotina durante o dia, e a maneira mais fácil de estabelecer esse horário é criando uma rotina noturna que você e o bebê possam seguir facilmente todas as noites.

Nas primeiras semanas de vida, muitos bebês trocam a noite pelo dia, dormindo muito durante o dia e ficando totalmente acesos quando começa a escurecer. Um passo muito importante para que seu bebê entre na rotina é ajudá-lo a diferenciar o dia e a noite.
Durante o dia, mantenha a casa bem iluminada e com os ruídos normais (telefone, televisão, aspirador de pó), mesmo que o bebê estiver dormindo. Faça exatamente o contrário à noite, apague as luzes e reduza o barulho.
Conforme os pais vão convivendo com o bebê, a informação que recebem é processada através de sua própria experiência. O "instinto" paterno e materno se desenvolve quando os pais começam a conhecer o temperamento da criança e a aprender o que funciona melhor com seu bebê. Prestando bastante atenção aos gestos e sons do seu bebê, você aos poucos vai poderá antecipar suas necessidades e isso facilitará muito as coisas para todo mundo. Aprender a descobrir o que seu bebê precisa -- e quando -- exige dedicação e paciência, mas com o tempo você notará certos padrões de comportamento.

E, se você for do tipo organizado, pode anotar os horários em que ele dorme, come, brinca e assim por diante, usando um caderno, aplicativo ou computador, para depois usar essa tabela para determinar a rotina do bebê.


E, se você for do tipo organizado, pode anotar os horários em que ele dorme, come, brinca e assim por diante, usando um caderno, aplicativo ou computador, para depois usar essa tabela para determinar a rotina do bebê.


Quando o bebê finalmente entrar em um horário previsível, vai ser hora de mudar de novo! Conforme ele for crescendo, seu filho precisará de menos sonecas durante o dia e mais estímulos e brincadeiras. Ele também precisará de alimentos sólidos, começando com uma refeição por dia e aumentando gradualmente. À medida que essas mudanças no desenvolvimento da criança acontecem, seus horários mudam também.


É verdade que os bebês gostam de rotina, mas haverá mudanças diárias à medida que ele for crescendo. Às vezes, por um motivo ou outro, seu bebê vai pular uma soneca, ter mais fome ou acordar antes de o sol nascer. A sua vida também continua, com férias, filhos mais velhos, planos com a família e amigos, coisas que você precisa fazer e outros fatores que alteram um pouco sua vida diária.
Não há problema nenhum em variar a rotina, desde que seu bebê esteja dormindo, brincando, se alimentando e recebendo todo o amor e carinho que precisa para crescer bem.
E vocês mamães? Acham legal ter uma rotina? foi fácil a adaptação dos bebes?

4 comentários:

  1. Anônimo26/5/15

    Oi danny, nossa criar uma rotina é mas complicado do que se imagina, e quanto mais velha a criança mas é dificil a adaptação.
    Minha filha tem 5 anos e ate hoje nunca dorme nos mesmos horarios, agora com a escolinha ela esta mais fácil de lidar porque chega cansadinha, toma banho, faz a tarefa de casa, janta e dorme.
    E nessa fase da nic creio que vc ira sofrer para conseguir uma rotina pois ela tem uma carinha de ser muito danada rsrsrs esta linda
    bjinhos, carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi carla, a nic é bem sapeca mesmo rsrsrs
      e já pensou se ate os 5 aninhos dela eu ainda não tenha conseguido uma rotina? kkk vou sofrer mesmo. É tão cansativo viu? mas aquele sorriso gostoso compensa! beijos

      Excluir
  2. Ola Flor, adorei o Post, as vezes nao é nada fácil criar uma rotina, por que os bebes crescem se desemvolvem a sua própria personalidade....quer dizer os bebes nao sao robos, por assim dizer e desenvolvem devido as circunstancios durante o dia o seu proprio ritimo de dormir, cada bebe tem seu proprio relóginho rsrs, eu tive sorte com o meu fihote, que agora já tem 12 anos ele sempre foi adaptavél...e sempre dormia nos mesmos horários, Gostei muito do posto muito bem esplicadinho amiga parabens, um super beijo no seu anjinho (a) e pra vc também. fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, fiquei feliz com sua visitinha! E que bom que tenha gostado, volte sempre viu? beijão

      Excluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*