28/05/2015

Inverno chegando: Saiba como evitar gripes e resfriados nos pimpolhos

28/05/2015
#Oiiiiiamores

Quem ai já olhou no calendário e se deu conta de que o mês de maio está praticamente acabando e que junho está entrando? O inverno gente... está chegando, se inicia no dia 21 de junho e vai até o mês de setembro.

Pensar em inverno vem na cabeça o que? Filminho, edredom, chocolate quente, sopinhas, e mas o que?? Gripeeeee! Esse tal de inverno é danado para resfriar nossas crianças, por ser a estação do ano mas fria a imunidade de nossos pequenos abaixa e é ai que começam as tossidas, febrezinha chata, espirradas e pronto, nossos bebês dodóis. 


Mas como evitar que nossos pequenos se resfriem durante a estação mas chuvosa e fria do ano?
É importante uma boa alimentação para reforçar o funcionamento do sistema imunológico, ofereça legumes, verduras, sopas, o que fornecerá as vitaminas e minerais. O suco de laranja não pode sair do cardápio pois ele é responsável pelo conteúdo de vitamina C, adicione outras frutas ao suco como acerola e abacaxi. 
Os legumes e verduras refogados podem ser preparados junto de outros pratos, por exemplo arroz com feijão e legumes, frango com cenoura, purês...  É bom lembrar que o feijão não pode faltar, ele é muito rico em ferro e cálcio.
  
Seu filho não gosta de verduras?
Bom... sempre que puder insista, e não deixe de conversar com o pediatra, peça que ele indique vitaminas que fortifiquem o sistema imunológico, já que o pequeno se recusa a comer alimentos ricos em vitaminas.


E o que acontece quando a criança/ bebe se alimenta apenas de leite materno?
O leite materno é facilmente digerido e absorvido, além disso, tem um valor nutricional perfeito para seu filho, que previne alergias, problemas intestinais, gripes e problemas respiratórios. Os anticorpos da mãe são transmitidos para o bebê garantindo sua saúde e crescimento. Crianças amamentadas no peito tem resfriados menos frequentes, assim como menos cólicas, infecções de ouvidos e etc... Não se preocupe, o leite materno é um excelente protetor, mas se quiser se sentir mas segura neste inverno sinta-se a vontade para conversar com o pediatra a respeito de uma vitamina que previna problemas com gripes e resfriados.

Nesta época do ano também é necessário ter cuidado com os sintomas da bronquite, doença causada por vírus que atacam os brônquios e bronquíolos (pequenos canais dentro dos pulmões que levam o ar para as trocas de gases) levando ao inchaço na parede destes canais e gerando muitas secreções, o que causa grande dificuldade para respirar, com tosse, cansaço e chiadeira no peito. E é ai que meu coração aperta, bate uma insegurança, um medinho de a Nic voltar a ter crises... Mas no inicio da semana que vai entrar eu irei levar ela para consultar com o Drº Marcus, tirar minhas duvidas e pedir uma vitamina pra ela, mesmo ela se alimentando muito bem comendo de tudo, eu vou me sentir mais tranquila.

É importante também evitar que pessoas com gripe faça contato direto com a criança, o vírus circula no ar, quão maior bem arejado o ambiente menor é a possibilidade de contaminação. Se a criança tiver menos de 4 meses de vida, evite sair de casa nessa época fria do ano. Nessa idade, as defesas do organismo ainda não estão 100% desenvolvidas.

Não fume e evite que seu filho fique no mesmo ambiente  de pessoas que estejam fumando, pois a fumaça de cigarros irrita as vias respiratórias. Mantenha os animais de estimação no quintal... Mantenha a casa limpa e bem arejada, sem poeiras.  E é muito importante também manter a vacinação em dia.

Gostou do post? comente aqui em baixo, adoramos ler novos recadinhos. Um beijoooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*