25/05/2015

Fofura Perigosa: Obesidade infantil

25/05/2015
Oiii amores! Hoje é segunda e eu acordei na maior animação para vim postar aqui no blog, tudo porque eu amoooo esse cantinho maaar lindo do mundo que mês que vem já completa 2 aninhos de existência.
Então vamos lá...


Desde a gravidez da Nicolly eu já era meia preocupada com peso, no inicio eu só perdia e isso me frustrava um pouco, sei la... medo da nic não estar sendo bem nutrida e tal, mas ai chegando aos 6 meses e meio eu comecei a ganhar peso, e em 15 dias ganhei 1 quilo e meio, isso foi me preocupando, eu sabia dos riscos de uma gravida hipertensa ganhando muito peso. E o meu medo também era de ter um bebê gordinho porque sempre fui ciente das consequências... A nic nasceu, 2,945kg perfeitoooo, não poderia ser melhor, adorei. Nunca achei bonito bebê estilo fofão porque saúde não é isso... A experiência que eu tive na internação da nic foi que quanto mais "fofão" for o bebê mais arriscado fica o caso dele, bebês gordos com crise de bronquite, asma, pneumonia entre outras gripes não pode nem ficar na enfermaria, é UTI direto. Vi de perto muitos casos assim e me emocionei muito com alguns... Conheci a mamãe de um bebê que se chamava Adam, ele tinha 8 meses e pesava 15 quilos, ele nasceu com 4 quilos e com 3 meses já pesava 7 quilos. Lembrando que 7 quilos é o peso normal de uma criança de 7/8 meses.  O adam sofreu muito, mau respirava por causa da gordura, era um sobre e desce pra Uti e eu morria de pena da mãe dele.
Eu fico sem ter o que falar quando vejo mãezinhas exibindo a gordura de seus filhos, mãaaaes vamos acordar, criança gorda não é criança saudável.  É claro que ninguém quer um filho na capa do osso, mas vamos parar pra dar importância a balança, excesso de peso é prejudicial!


Nossa, mas que bebê fofo! Olha só, que delícia de perna rechonchuda! É assim que, ainda hoje, muitos veem (e elogiam) uma criança acima do peso. É difícil perceber e aceitar a obesidade de um filho, principalmente de um bebê com menos de 1 ano. Aos olhos dos pais e familiares, as dobras são sinal de saúde – e um motivo a menos para se preocupar.

A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade sera revertida nesse tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil.
De acordo com especialistas, embora ainda raros, esses casos têm sido observados com mais frequência nos ambulatórios de Pediatria.

É importante ter atenção com a alimentação dos pequenos, desde sempre. O Adam citado no ínicio do post se alimentava apenas de leite materno, nunca soube o que é hamburguers e batatas fritas, e ainda sim era obeso. Cuidado mamães! Conversem sempre com o pediatra, tire suas duvidas, e se estranhar as orientações mude de pediatra quantas vezes for preciso até ter confiança um, pois foi assim que eu encontrei o Dr Marcus, e confio nele de olhos fechados!

Um beijooooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*