06/03/2015

A gravidez de 12 meses

06/03/2015
Oláaa meus amores!
O titulo do post de hoje despertou sua atenção e curiosidade acertei? Pois bem, não troquei os números não... O assunto é sim A gravidez de 12 meses entenda mais...


"Quando decidimos fazer uma viagem longa, nos planejamos. Procuramos um consultor, escolhemos o roteiro e cuidamos de todos os preparativos. Tudo isso para minimizar os riscos de qualquer problema e poder curtir a viagem. Com a gravidez é a mesma coisa: a concepção planejada pode trazer benefícios à saúde da mãe e do feto"



 O conceito "Gravidez de 12 meses" - ou "One Year Pregnancy" - foi criado pelo ginecologista e obstetra Prof. Sérgio Peixoto, autor do livro "Pré-natal" que aborda, entre outros aspectos, a importância da orientação médica durante a pré-concepção do bebê. "O período pré-natal começa no momento em que o casal interrompe a contracepção e decide pela gravidez."

Para o especialista, o ideal é que a gestação seja planejada pelo menos três meses antes da concepção, pois nesta fase é possível avaliar os cuidados e os riscos com a saúde da mãe, podendo diagnosticar enfermidades, compensar e equilibrar doenças crônicas.
O aconselhamento médico é importante para criar um ambiente adequado à gestação. Inicialmente, são discutidos aspectos emocionais, como planos, motivações e expectativas que levaram o casal a decidir pela gravidez. Em seguida, é feita uma avaliação clínica e solicitados exames ginecológicos e gerais para rastrear doenças, como infecções, problemas cardíacos, disfunções endócrinas, hipertensão, diabetes, entre outras.




Outros fatores a serem analisados são a atualização das vacinas e os hábitos de vida da paciente, como prática de exercícios, alimentação, stress, vícios, entre outros. "O entusiasmo é grande quando se está planejando engravidar, mas, para a normal evolução da gravidez, é preciso que os pais estejam saudáveis antes de ela se iniciar."
O médico explica que o feto é mais sensível a danos nos três primeiros meses da concepção e que algumas situações anteriores à fecundação podem interferir no seu desenvolvimento.


Planejar é fundamental, desde o preparo da saúde dos futuros papais, até o uso de medicamentos pela mamãe que ajudam no desenvolvimento saudável do bebê, como o ácido fólico, um componente derivado da Vitamina B que ajuda diminuir o risco de malformação no sistema nervoso do embrião.
Assim que o exame da mamãe dá positivo, outras dúvidas aparecem. Cada uma das perguntas são respondidas aos poucos e a cada etapa que se passa, mais perguntas vão surgindo. Em geral, a gravidez tem seu curso influenciado por uma série de fatores, por isso, a grávida deve ter o cuidado de fazer um acompanhamento pré-natal rigoroso. Deve fazer todos os exames laboratoriais, ter uma alimentação equilibrada, comer em intervalos menores de tempo e beber bastante líquido durante todo o dia, o que favorece a digestão, o funcionamento intestinal e diminui o risco do ganho de peso excessivo.
  
É muito importante fazer um acompanhamento pré-natal junto com uma equipe de nutrição, que pode dar melhores condições e oportunidades para uma gestação mais tranquila e saudável, diminuindo os riscos para a mãe e bebê. 

Entenderam o porque A gravidez de 12 meses? hehehe 
Um beijooooooo

3 comentários:

  1. Oi Danny, tudo bem?

    Nossa quando vi o título confesso que estranhei hehehehe
    Mas depois entendi e super concordo que a gravidez deveria ser planejada, preparada para receber esse anjinhos da melhor forma possível.

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Raissa, tudo sim.
      como não estranhar hahahaha mas o conteúdo faz agente entender
      Você tem razão. Obrigada pela visitinha viu? beijão

      Excluir
  2. Concordo com tudo, minha gravidez foi muito bem acompanhada e isso conta muito, nasceu com as semanas necessárias, e com todas as vitaminas e vacinas que eu deveria tomar.
    Isso com certeza é fundamental.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*